f A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática

Extensão

Descobrindo Talentos em Matemática

 

Apresentação

Descobrindo Talentos em Matemática é um projeto de extensão oferecido pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática da Universidade Federal do Vale do São Francisco com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. O projeto tem como principal objetivo a preparação de estudantes de ensino básico, público-alvo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Olimpíadas Municipais de Matemática, entre outras competições relacionadas à Matemática.

O projeto está em sua sexta edição e, desde o início, vem revelando talentos e, assim, instigando estudantes de vários níveis de escolaridade a ter um olhar diferente da matemática, despertando-os e incentivando-os na escolha de um curso superior. Anualmente, o projeto atende em média 300 estudantes de diversas escolas municipais e estaduais da região do Vale do Submédio São Francisco, mais especificamente dos municípios Petrolina/PE e Juazeiro/BA.


Cursos relacionados
Construções Geométricas

Turma 2014


O Projeto de Extensão A UNIVASF descobrindo talentos em Matemática, um dos projetos desenvolvidos pela Coordenação da Regional PE02, foi aplicado pela primeira vez em 2012, com a participação de três escolas da rede pública de ensino, que são: Escola de Aplicação Profa. Vande de Souza Ferreira, Anexo I do Colégio da Polícia Militar de Petrolina - CPM e a Escola Otacílio Nunes. No ano de 2013, o projeto continuou com as turmas formadas pelas escolas citadas acima, somando 31 alunos no total.

Para este ano, comemorando os 10 anos de aplicação da OBMEP, recebemos a inscrição de 214 alunos de diferentes escolas e séries, dos quais 153 alunos pertencem à rede municipal de educação do município de Petrolina, sendo: 100 alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, 31 alunos da escola Eliete Araújo de Souza e 22 alunos da escola Profa. Laurita Coelho Léda Ferreira; 55 alunos da rede Estadual de ensino, pertencentes às seguintes escolas: 32 alunos do Colégio da Polícia Militar, 13 alunos da Escola Joaquim André Cavalcanti, 08 aluno da Escola de Aplicação Profa. Vande Ferreira de Souza e 02 alunos da Escola Dr. Pacífico da Luz; 05 alunos da Escola Moyses Barbosa; e, por fim, da Rede Federal de Ensino, contamos com a participação de 02 alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Um dos principais objetivos do projeto, como o nome já indica, é descobrir talentos em matemática.

s aulas acontecem aos sábados, das 8 h às 11:30 h, na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Campus Petrolina, e contam com uma equipe de 02 (dois) professores de Matemática, 02 (dois) alunos graduando em Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE, além do apoio administrativo dado pelo Apoio Secretarial da OBMEP da Regional PE02. O material utilizado para o curso é o Banco de Questões da OBMEP e provas de todas as edições da Olimpíada.

O curso foi iniciado no dia 12 de abril com uma aula expositiva sobre a OBMEP, os prêmios às escolas, professores e alunos, além de todos os projetos que estão associados à Olimpíada, com maior atenção ao Programa de Iniciação Científica - PIC, que causou maior interesse por parte dos alunos.

Além das aulas de matemática, organizamos minicursos e oficinas, objetivando despertar o interesse deste aluno pela formação continuada após o término do Ensino Básico. No dia 31 de maio, em comemoração aos 10 anos da OBMEP, começamos uma atividade que será estendida até o final do curso, com o tema MINHAS ESCOLHAS, MEU FUTURO! Nesta atividade, apresentamos cursos que são ofertados pelas universidades da região, indicando quais as atividades desenvolvidas pelo profissional da área, as perspectivas quanto ao mercado de trabalho e remuneração; além disso, indicamos quais são os cursos que são ofertados pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, e qual a concorrência de cada um. O objetivo principal desta atividade é tentar despertar o interesse desse nosso grupo de alunos para ingressar no ensino superior, esclarecendo dúvidas quanto aos métodos usados para admissão dele no curso desejado (concorrência, SISU, ENEM, PROUNI).

Um dos destaques para as turmas do nosso projeto em 2014 é a Escola Municipal Santa Terezinha, que inscreveu 100 (cem) alunos, e, junto com os pais, organizou um transporte coletivo para levá-los e buscá-los na UNIVASF para que participem do curso e retornem em segurança para casa. Outro fato que merece destaque é a multiplicação dessa nossa ideia: uma de nossas colaboradoras deste projeto de extensão, Sumaia Almeida Ramos, é professora da Rede Particular de Ensino da Cidade de Casa Nova - BA, e atua na Secretaria de Educação deste município. Após iniciar as atividades do curso, vendo o estímulo causado nos alunos participantes, ela resolveu aplicar este projeto nas escolas municipais do município em que trabalha, multiplicando a ideia já aplicada em Petrolina e Salgueiro, pela Coordenação da Regional PE02.

Um dos principais objetivos da Coordenação da Regional PE02, com esta e outras atividades, é dar visibilidade à OBMEP entre as escolas, professores e alunos, além de esclarecer dúvidas quanto às premiações e apresentar as oportunidades que este Projeto oferece a todos os alunos da Rede Pública de Ensino.


Palestra para os alunos do projeto Jovens Talentos realizado em 11 de outubro de 2012


Última atualização: 27/04/2018 11:11