f A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática

Extensão

Descobrindo Talentos em Matemática

 

Apresentação

Descobrindo Talentos em Matemática é um projeto de extensão oferecido pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática da Universidade Federal do Vale do São Francisco com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. O projeto tem como principal objetivo a preparação de estudantes de ensino básico, público-alvo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Olimpíadas Municipais de Matemática, entre outras competições relacionadas à Matemática.

O projeto está em sua sexta edição e, desde o início, vem revelando talentos e, assim, instigando estudantes de vários níveis de escolaridade a ter um olhar diferente da matemática, despertando-os e incentivando-os na escolha de um curso superior. Anualmente, o projeto atende em média 300 estudantes de diversas escolas municipais e estaduais da região do Vale do Submédio São Francisco, mais especificamente dos municípios Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

Em 2017, está previsto a seleção 330 de estudantes que serão alocados em turmas de acordo com os níveis que a OBMEP organiza: três turmas para o Nível I (6º e 7º anos), duas turmas para o Nível II (8º e 9º anos) uma turma para o Ensino Médio e uma turma para estudantes medalhistas e com certificados de menção honrosa. Acredita-se que essa organização nivele as turmas de modo a aproveitar melhor o aprendizado ofertado durante as aulas. À medida que os estudantes forem aumentando o nível de formação, as aulas terão o nível de dificuldade elevado.


Cursos relacionados
Construções Geométricas

\

Resumo
Início das aulas: 07/04/2018
Critérios de admissão: Exame de seleção
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
Vagas: 330


Arquivos e formulários

Turma 2015

O Projeto A UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática, coordenado pelo prof. Severino Cirino de Lima Neto, coordenador regional da OBMEP em Petrolina, tem a sua quarta edição em 2015, e a abertura aconteceu no dia 14 de março, na UNIVASF Campus Petrolina. Na aula inaugural, com o objetivo de proporcionar integração entre os estudantes, foi realizada a atividade Reciclamática, organizada pelas professoras Diana Carvalho e Sumaia Almeida (mestre em Biologia e mestranda do PROFMAT/UNIVASF, respectivamente), com a participação dos demais integrantes da equipe do projeto.

A Reciclamática é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática – NUPEMATUNIVASF, que tem como principal objetivo utilizar material reciclável na construção de objetos didáticos, para trabalhar a matemática em sala de aula. Aplicar esta atividade para os alunos do projeto partiu da ideia de que o projeto a A UNIVASF Descobrindo Talentos em Matemática, além de instigar a aprendizagem dos números, tem a pretensão de formar cidadãos conscientes dos problemas sociais e ambientais que o cercam. Na ocasião, após a exposição dos objetos e breve explicação das teorias matemáticas envolvidas em sua utilização, foi realizada a entrega de certificados aos estudantes que participaram do curso Construções Geométrica.

No dia 21 de março, sábado seguinte, 486 estudantes estiveram na UNIVASF, para participar das aulas do projeto. Do total de alunos que preencheram ficha de inscrição, 376 estudantes estão vinculados a rede municipal de ensino de Petrolina; 102 estudantes vinculados a rede estadual de ensino, sob a responsabilidade da Gerência Regional de Ensino Sertão do Médio São Francisco – GRE Petrolina; e 8 estudantes fazem parte da rede privada de ensino de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, como exposto a seguir:

Escolas Municipais
Escola Municipal Professora Laurita Coelho Leda Ferreira
Escola Municipal Júlia Elisa Coelho
Escola Municipal Santa Terezinha
Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza
Escola Municipal Professora Anete Rolim
Escola Municipal Mãe Vitória
Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos
Escola Municipal José Fernandes Coelho
Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin
Escola Municipal Moisés Barreto dos Santos
Escola Municipal José Cícero de Amorim
Escola Municipal Luiz de Souza
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Félix Manoel dos Santos
Escola Municipal Jacob Ferreira
Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro
Escola Municipal João Rodrigues de Macedo
Escola Nossa Senhora Aparecida
Escola Municipal Santo Antônio
Escola Manoel Messias Barbosa
Escolas Estaduais
Anexo Colégio da Polícia Militar de Petrolina
Escola Joaquim André Cavalcanti
Escola Professora Vande de Souza Ferreira
Escola Estadual Dom Antônio Campelo
Escola Estadual Eduardo Coelho
Escola Estadual Antônio Padilha
Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza
Escola Antônio Cassimiro
Escola Moyses Barbosa
Escola Pe. Luiz Cassiano
Escola Professor Manoel de Paiva Netto

Apesar de ser desejo da equipe acolher todos os estudantes que se inscreveram no projeto, foi necessário fazer uma seleção e, a partir dela, classificar 300 estudantes para participar das 6 (seis) turmas que foram formadas para o projeto. Para tanto, no dia 28 de março, após aviso às escolas e estudantes, foi realizado exame de seleção entre os estudantes escritos, e, de acordo com nota, classificados 312 estudantes.Atualmente, a equipe de professores do Núcleo de Matemática e Pesquisa em Matemática – NUPEMAT/UNIVASF, coordenado pelo prof. Cirino, e que participa do projeto citado acima, é formada por professores de matemática da UNIVASF, professores das redes estadual e municipal de ensino de Petrolina/PE, estudantes do mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UNIVASF, além de estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina.

O número de estudantes interessados em participar das aulas de treinamento para a OBMEP aumentou significativamente desde o ano de 2012, ano da 1ª edição do projeto. Naquele ano, pouco mais de 20 alunos participaram das aulas; para o ano de 2015, teremos mais de 300 estudantes, distribuídos entre o 6º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio. As aulas são realizadas aos sábados, de 8h30min até 11h30min, na UNIVASF Campus Petrolina.

As aulas do projeto começaram no dia 11 de abril e têm previsão de encerramento no dia 5 de setembro, sábado que antecede a prova da segunda fase da OBMEP.


Abertura das turmas de 2015


Equipe

Coordenador do projeto de extensão
Prof. Dr. Severino Cirino de Lima Neto (UNIVASF)

Professores-monitores
Adauri Coelho Cavalcanti (Graduando em Matemática - UPE)
André Cavalcanti Biones (Graduando em Matemática - UPE)
Jackson dos Santos Silva (Seduc Petrolina, PE)
Paulo César Pereira (GRE Petrolina, PE)
Pedro Macário de Moura (UNIVASF)
Sumaia Almeida Ramos (Mestranda em Matemática - PROFMAT/UNIVASF)

Apoio Administrativo
Diana de Souza Carvalho



Última atualização: 10/01/2018 11:34